Pergunta do grupo de MAL DE ALZHEIMER:
O leite é um dos alimentos mais ricos em cálcio. No caso do vegetarianismo dito "verdadeiro", em que não há ingestão deste alimento e o nutriente é adquirido por outras fonte, de que modo a pouca ingestão de cálcio pode interferir no funcionamento das vias metabólicas? E quais possíveis problemas pode causar.
O Leite é, realmente, uma excelente fonte de cálcio porém isso não significa que todo este cálcio esteja biodisponível. A quantidade de gordura e proteína presente no leite diminui consideravelmente a quantidade de cálcio pode ser absorvida deste. Os vegetais verde-escuros, apesar de conterem uma menor quantidade de cálcio, tem maior biodisponibilidade desse nutriente.Caso não haja disponibilidade suficiente de cálcio no organismo alguma ou algumas dessas vias podem ser alteradas e consequentemente não produzirão seus substratos e/ou seus movimentos.
O cálcio é importante para várias vias metabólicas:
-Manutenção dos potenciais de ação como a bomba de sódio e potássio: O cálcio atua na inversão do potencial elétrico para assim fazer corretamente a troca de sódio e potássio pela membrana.Esta despolarização inicial é subsequentemente mantida por algum tempo, na dependência da continuidade da entrada do íon cálcio, o que configura uma fase intermediária do potencial de ação que é a fase de despolarização.
-Contração Muscular: O cálcio tem o papel direto na contração muscular pois quando o potencial de ação chega no neurônio motor faz com que o Cálcio 2+ interaja com proteínas que produzem vesículas de neurotransmissores, acetilcolina, na membrana plasmática e liberem neurotransmissores na fenda sináptica que por sua vez se ligará a receptores nicotínicos de acetilcolina que estão ligados aos canais de Na+ e assim continuando com o potencial de ação.Na fibra muscular o potencial de ação corre pela fibra e chega ao Retículo Sarcoplasmático por canais transversais onde terá muitos canalícos repletos de Cálcio 2+.Esse cálcio vai interagir com um complexo chamado de Troponina que muda de conformação e retira o filamento de tropomiosina da frente do sítio de ligação entre a Actina e da Miosina assim, o ápice da miosina se liga na actina.Essa ligação é dada por contração muscular.
-Coagulação: A quantidade de sangue presente no sangue (calcemia) deriva de vários movimentosas duas entradas( absorções do cálcio no intestino delgado e óssea) e duas saídas( depósitos nos osso e saída pela urina).
Os principais fatores de regulação do metabolismo cálcico são o paratormônio secretado pelas glândulas paratireoides (que tendem a liberar o cálcio a nível ósseo e favorece a reabsorção a nível renal ) e a vitamina D, que é indispensável a uma mineralização correta.
Espero ter respondido a pergunta de vocês!
Por: Marília e Larissa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário