domingo, 27 de novembro de 2011

Açúcar, Literatura & Nutrição!

“O branco açúcar que adoçará meu café
Nesta manhã de Ipanema
Não foi produzido por mim
Nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.


Vejo-o puro
E afável ao paladar
Como beijo de moça, água
Na pele, flor
Que se dissolve na boca. Mas este açúcar
Não foi feito por mim.” ( trecho do poema 'Açúcar' de Ferreira Gullar )


O açúcar do qual fala o Poeta Ferreira Gullar na introdução deste post, ilustra o uso do açúcar na mesa de muitos brasileiros, mas será mesmo que o açúcar é tão doce e afável comparado a um beijo de moça como afirma o poeta? Vejamos:


O açúcar ( carboidrato ) retratado pelo poeta é um dissacarídeo conhecido como sacarose, a forma mais comum dos açucares. Eles são bioquimicamente assim agrupados:

• MONOSSACARÍDEOS
Glicose, Galactose, Frutose, Pentose, Ribose, e Manose


• DISSACARÍDEOS
Sacarose, Lactose e Maltose


• TRISSACARÍDEOS
Rafinoses


• POLISSACARÍDEOS
Glicogênio e Amido

No metabolismo humano o açúcar ingerido através da dieta se transforma em glicose, a principal fonte de energia para as células. O problema começa quando ingerimos o açúcar, principalmente o açúcar refinado, em quantidades maiores do que aquela que o corpo irá metabolizar, então ocorrerá um sobrecarga no pâncreas, já que a insulina que transforma a sacarose em glicose está com excesso de trabalho, então como a insulina está muito alta no organismo isso fará com que a glicemia do indivíduo caia muito rapidamente e ele sinta muita fome e passe então a comer demasiadamente, já que o açúcar praticamente não tem valor nutricional algum, como resultado do aumento da ingestão de comida o excesso de energia irá se transformar em lipídeos, causando diversas doenças, a mais lembrada delas é a obesidade, porém este excesso pode ser a porta de entrada de outras enfermidades como as doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão só para citar as doenças mais comuns.
Traria o açúcar outros malefícios?



O açúcar provoca ainda a perda da elasticidades dos tecidos humanos, pode aumentar o colesterol e triglicérides, pode ocasionar problemas no trato gastrointestinal, como atua na serotonina pode ser viciante ( vício psíquico ), pode causar também as cáries entre muitos outros problemas.

Por esses e outros motivos é que o açúcar se tornou o principal vilão da mesa de um café da manhã, por exemplo, como tão bem retratou Ferreira Gullar no poema.

Então o que fazer para evitar o consumo excessivo do açúcar?

Prudência. O que faz mal é sempre o excesso, sem falar que a pessoa pode optar pelo açúcar mascavo que é menos prejudicial ao organismo e ainda contém vitaminas e minerais, pode também se fazer uso do mel de abelhas, da mesma forma que há ainda o adoçante artificial que pode ser adotado conforme a necessidade. É claro que o abuso de balas, doces e refrigerantes também devem ser evitados, pois o açúcar puro e afável só existe mesmo no lindo poema de Ferreira Gullar.



Por: Cledson Marques




Referências Bibliográficas e das Imagens.


http://www.olhoscriticos.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=106


http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%BAcar


http://en.wikipedia.org/wiki/File:Glucose_metabolism.svg


http://www.guiavegano.com/nutricao/nancy/76modos.htm#21


http://veja.abril.com.br/300806/p_088.html


http://leniamaia.blogspot.com/2009/02/os-maleficios-do-acucar.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário