sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O que é Erro Inato de Metabolismo?


Os Erros Inatos de Metabolismo ( EIM ) resultam da falta de atividade de uma ou mais enzimas específicas no transporte de proteínas, caso ocorra estes Erros Inatos durante a embriogênese, o indíviduo desenvolverá uma Doença Metabólica Hereditária (DMH).



O primeiro erro Inato de Metabolismo foi descoberto no século XX em 1908, quando foi estudada a Alcaptonúria (aumento da excreção do ácido homogentísico, que causa a artrite). Atualmente são conhecidas mais de 500 doenças Metabólicas Hereditárias.

No Brasil as principais doenças causadas por Erros Inatos de Metabolismo são:

FENILCETONÚRIA 1:11818 a 1:15000
LEUCINOSE 1:43000
DEF. BIOTINIDASE 1:125000

Os pesquisadores Saudubray & Charpentier (1995) utilizando o fenótipo clínico das doenças classificou estas em três grupos como se segue:



(OBS: Quadro acima com modificações)

Observa-se que a Fenilcetónuria, é uma doença metabólica causada por defeitos nas enzimas, bem como a  Galactosemia ambas fazem parte do grupo 2.
Importante destacar que as doenças do grupo 2 necessitam de controle alimentar, pois tem direta relação com a alimentação.

Os Erros Inatos de Metabolismo ( EIM ) levam o organismo a acumular substâncias tóxicas ou desestruturar o funcionamento normal do corpo humano, prejudicando o desenvolvimento infantil e o desempenho normal de adultos.

Se tratado nos primeiros meses de vida evita-se muitas complicações típicas destas manifestações como as deficiências mentais, paralisias, convulsões, entre outras.

No próximo post, abordarem um pouco sobre uma Doença Metabólica Hereditária conhecida como Homocistinúria que assim como a Fenilcetonúria e Galactosemia  é causada por um Erro Inato de Metabolismo ( EIM ) .

Por: Cledson Marques

Referências bibliográficas








Um comentário:

  1. Não estamos sozinhas e precisamos nos achar umas as outras e quebrar as algemas.
    DEUS nos forma, escolhe-nos e nos forma.
    Cada vez que vou pra cair, ELE me levanta com mais uma situação que exige muito trabalho e dedicação, assim vou me mantendo de pé.
    A falta de zelo pela humanidade é mais cruel do que a situação, porque comida é o básico, é condição primária, se colocamos ainda mais o peso do preconceito, tudo se torna inatingível; quando deveria ser o inverso, haver união, coragem, ânimo para alcançar metas que beneficiem os portadores de doenças raras do metabolismo.
    A Vitória é Nossa por Natureza!!!


    De: Anna Voig

    ResponderExcluir