terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fenilacetato em alguns casos é tóxico; em outros, é ferramenta para a melhoria da saúde!

Na fenilalanina o fenilacetato é uma substância que se forma pela ausência da enzima fenilalanina hidroxilase pois a fenilalanina se transformaria em tirosina e acaba transformando-se em fenilpiruvato e o fenilpiruvato em fenilactato e fenilacetato.
O fenilpiruvato tem uma estrutura parecida com a do piruvato e passa a competir pela mesma enzima piruvato translocase, que transporta o piruvato para dentro da mitocôndria.Essa competição diminui a produção de ATP pela glicose, sendo o ATP o único substrato oxidável pelo cérebro.
Outra hipótese para a intoxicação foi dada por Bowden e McArtur em 1972, diziam que o fenilpiruvato inibiria a piruvato desidrogenase no cerébro e assim seria convertido em fenilactato e em fenilacetato por descarboxilação e redução respectivamente.

Estudos marcam um lado novo do composto fenilacetato, ele tem ajudado no tratamento de câncer da tireóide, ele junto com enzimas agem especificamente na tireóide.

As proteínas tirosinas quinase são enzimas que catalisam a transferência de fosfato do ATP para resíduos tirosina em polipeptídeos.Eles regulam a proliferação,diferenciação, motilidade e função celular.O fenilacetatoé um ácido graxo aromático natural derivado do metabolismo da fenilalanina, que inibe o crescimento celular por afetar a ação postranslacional do RAS.Nas células de câncer na tireóide humanos(folicular, papilar e células de Hürthle), o fenilacetato diminui o crescimento induzido e não induzido pelo TSH e induz a captação do Iodo(131) e secreção de Tg.

O gráfico a baixo mostra como o RAS é afetado.







Bibliografia:

Por:Larissa Fernandes

Um comentário:

  1. Muito Obrigado pelas informações!
    Tenho trabalho de Bioquímica e seu site ajudou bastante!
    Valeu!

    ResponderExcluir