segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Watch 'n' Ask! Respostas...


Olá galera!!! 

O propósito do post de hoje é responder as perguntas do Watch 'n' Ask!

Então, vamos às perguntas e às respostas.

Pergunta do grupo de OBESIDADE:
Por que o consumo de soja é mais prejudicial à mulher que ao homens? Explique esse processo.



A soja é um alimento que vem ganhando muita aceitação na mesa do brasileiros, porque acredita-se que a soja seja um alimento completo por conter 9 aminoácidos essenciais, e que ele pode auxiliar no combate e prevenção de doenças, porém recentemente o uso da soja está trazendo algumas controvérsias já que como a soja é rica em um composto conhecido como isoflavona, que é quimicamente muito parecido com o hormônio estrogênio, alguns estudos apontam que as isoflavonas podem causar câncer, como o câncer de colo do útero, por exemplo. Outros estudos apontam que a soja modificada produz um composto chamado de glifosato e este é capaz de desorganizar todo o ciclo reprodutivo da mulher e ainda pode ser tóxico para a placenta podendo causar o aborto do feto. Pesquisas realizada com ratas no Brasil apontam que a soja transgênica pode causar graves impactos no sistema reprodutivo da fêmea, em mulheres pode ocasionar várias alterações hormonais, já que com o excesso do hormônio estrogênio e progesterona, está relacionado com a endometriose e infertilidades.
Nota-se que algumas doenças estão sendo relacionadas com a ingestão da soja pelas mulheres, o fato é que cada caso deve ser analisado com cautela já que outros critérios como interações com o meio ambiente, nível de stress também devem ser levados em conta, e não somente o fator alimentar.
Da mesma forma o consumo de soja pelos homens está relacionado com a diminuição de libido, ginecomastia, disfunção erétil, redução na contagem de espermas, etc.
O ideal no caso da soja é que o seu consumo deva ser de soja fermentada já que esta produz a vitamina K2 que juntamente com a Vitamina D ajuda a combater algumas das doenças relacionadas.
Sendo assim o consumo de soja deve ser moderado tanto em mulheres como em homens já que seu consumo indiscriminado pode trazer malefícios para ambos os sexos e não tão somente para as mulheres.

Pergunta do Grupo de ÁLCOOL:
Como o álcool afeta a biodisponibilidade de alimentos para os vegetarianos?




Primeiramente, é de suma importância saber o que é biodisponibilidade. Durante o processo digestivo, que ocorre em algumas etapas, acontece a interação entre os nutrientes (vitaminas e minerais). Essa interação pode ser positiva, quando um nutriente auxilia a absorção de outro, ou negativa quando um nutriente inibe a absorção de outro. Essas interações são conhecidas como biodisponibilidade, que é a quantidade do nutriente presente no alimento que realmente será aproveitada pelo organismo.
Quando há a ingestão de álcool por adeptos do vegetarianismo a biodisponibilidade dos alimentos passa a ser afetada, já que o mesmo é uma grande fonte de calorias, pobre em nutrientes e que não contem proteínas em suas composições. Então, quando as necessidades energéticas não são satisfeitas, as proteínas de reserva que há no corpo serão quebradas para a produção de energia e isto causa problemas. Podendo desenvolver deficiências no organismo, evitando assim, a absorção de nutrientes com importância significativa, como é o caso das vitaminas do complexo B que são essenciais para manter a saúde dos órgãos.

Exemplo: Deficiência de B12
Quando ocorre um distúrbio na absorção de B12 (vitamina do complexo B), isto, pode resultar em problemas como a insuficiência pancreática, que é o estado quando altera a secreção do pâncreas e dificulta a ligação da B12 com o FI (fator intrínseco). E isto é decorrente da ingestão do álcool.



Por: Cledson e Ezaul

Até a próxima!


Referências Bibliográficas das fontes consultadas e imagens:

http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=310&Itemid=32


Nenhum comentário:

Postar um comentário