quarta-feira, 9 de novembro de 2011

VEGETARIANISMO:EIS A QUESTÃO.




O Vegetarianismo é a alimentação baseada na ingestão de alimentos de origem vegetal com exclusão de carne. Pode-se consumir, ou não, alimentos que sejam derivados de animais. Dependendo dos alimentos consumidos na dieta,o vegetarianismo pode ser assim dividido:
Semivegetarianismo: consiste unicamente na exclusão de carne de mamíferos sendo permitido carne branca e demais derivados de animais.
Ovolactovegetarianismo: é a dieta que exclui todos os tipo de carne porem permite seus derivados como ovos,mel e leite.
Lactovegetarianismo: nessa alimentação são permitidos todos os alimentos de origem vegetal,mel, leite e seus derivados.Ovos e carnes não podem ser consumidos.
Ovovegetarianismo: São proibidos todos os tipo de carne,leite e seus derivados.Nessa dieta é permitido produtos vegetais, mel ovos e seus derivados.
Vegetarianismo semi-estrito: Além de produtos vegetais só é permitido o consumo de mel.
Vegetarianismo estrito ou verdadeiro: Todos os produtos de origem animal estão banidos dessa dieta, inclusive o  mel.São permitidos apenas produtos de origem vegetal.
Tabela de alimentos consumidos nas principais dietas vegetarianas
Nome da dieta
Carne vermelha e suína
Carne branca
Ovos
Laticínios
Mel
Semivegetarianismo
Não
Sim
Sim
Sim
Sim
Ovolactovegetarianismo
Não
Não
Sim
Sim
Sim
Lactovegetarianismo
Não
Não
Não
Sim
Sim
Ovovegetarianismo
Não
Não
Sim
Não
Sim
Vegetarianismo semi-estrito
Não
Não
Não
Não
Sim
Vegetarianismo estrito
Não
Não
Não
Não
Não

No geral as dietas vegetarianas agregam diversos benefícios nutricionais pois são abundantes em fibras,  antioxidantes, potássio, folato, carboidratos, magnésio e fitoquímicos além de serem pobres em gorduras saturadas e colesterol. Porém é baixa a ingestão de alguns micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo o que pode ocasionar efeitos negativos para a saúde em geral. Esse assunto é tão amplo e importante que dedicaremos futuramente um post para tratar exclusivamente das possíveis,e freqüentes, deficiências da dieta vegetariana.




Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetarianismo


Por: Marília Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário