sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Efeitos da nutrição na infância

Oláa galeraa!!!
A iniciativa do post de hoje é revelar como a nutrição pode influenciar no periodo pós- natal!!!
Aproveitem o conteudo!!!!



Os anos pré-escolares são uma época de rápidas e grandes evoluções do cérebro pós-natal de uma criança, desta forma torna-se uma época de divisores no desenvolvimento, na plasticidade neural, e de aquisição fundamental do desenvolvimento cognitivo, ou seja, trabalho de memória, atenção e controle inibitório. E é neste momento que a nutrição tem um papel fundamental na vida da criança. Porém, poucas pesquisas tem sido realizadas e poucos foram os estudo publicados, sobre o papel da nutrição no cérebro da criança no período escolar. É também durante este período que os nutrientes podem afetar o desenvolvimento neural pós-natal se não houver um acompanhamento em termos nutricionais.
Em essência, a criança já nasce com a capacidade intrínseca de aprender, no entanto, sua capacidade é modelada pelo ambiente e nutrientes adquiridos pelo cérebro pós-natal.
A nutrição tem uma fundamental e expressiva importância nesse processo que é tão complexo, ela é um fator ambiental, pois representa o acesso aos recursos do ambiente, mas em contraste a outros recursos ambientais, como cuidados médicos, educação ou experiências, a nutrição pode ainda modificar diretamente a estrutura do gene e mediar a expressão de fatores genéticos, fornecendo a moléculas específicas que permitem que genes possam exercer seus efeitos
potenciais ou orientados para o crescimento do cérebro e seu desenvolvimento.
O desempenho da criança é influenciado por fatores que estão fora do controle experimental, como estado emocional, motivação, persistência, e compreensão das instruções. Assim, poucas pesquisas foram feitas correlacionando com os aspectos nutricionais.
Os efeitos e resultados de nutrição são quase sempre relacionados a influências externas dos fatores ambientais, como status sócio-econômico, a saúde, fatores comportamentais e motivação. A má nutrição contribui para o atraso no desenvolvimento intelectual, causando danos cerebrais, aumentando o risco da doença, induzindo ao crescimento físico retardado. O atraso do crescimento físico, limitaria exploração da criança do ambiente externo e a incorporação de novos conhecimentos a partir de estímulos externos.
Diante dos aspectos relatados é importante afirmar que a nutrição no periodo pré- escolar tem um papel crucial e fundamental na vida das crianças, já que ela pode ser o diferencial para o seu desenvolvimento.



Referências:
 http://www.cerebronosso.bio.br/alimentacao-cerebral/ http://objetodignidade.wordpress.com/2009/12/11/nutricao-cerebral-ma-alimentacao-pode-comprometer-atividade-cerebral-dizem-especialistas/
http://www.ecologiamedica.net/2011/06/nutricao-cerebral-lembre-se-de.html




Postado por: Ezaul Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário