sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Benefícios da dieta vegetariana


INFLUÊNCIA DA MENOR INGESTÃO DE GORDURA
A dieta vegetaria contém, pela sua própria natureza, baixos níves de gordura.O que diminui,consequêntemente, acúmulo de gordura nas artérias auxiliando na menor incidência de problemas cardiovasculares e hipertensão.
A menor presença de gordura dessa dieta associada à uma menor ingestão calórica (que também é típico em vegetarianos) acarreta numa menor taxa de obesidade quando comparada à onívoros.


A INFLUÊNCIA DO ÍNDICE GLICÊMICO
A menor ingestão de carboidratos refinados e a maior ingestão de fibras são fatores determinantes do baixo índice glicêmico(IG) da dieta vegetariana. Quanto menor o índice glicêmico do alimento, mais tempo esse leva para ser absorvido e a liberação de glicose no sangue leva, igualmente, um tempo maior.Isso é benéfico porque diminui a chance de hiperglicemia que seria acompanhada de uma grande quantidade de insulina (necessária pra 'retirar' a glicose do sangue),proprcionando uma hipoglicemia num espaço de tempo relativamente curto.Essa variação brusca da glicose sanguínea tem duas complicações comuns.
A primeira é que a manutenção de altos níveis de insulina acarreta na diminuição de seus receptores o que provoca uma menor resposta à insulina. Portanto essa glicose se mantém na circulação sanguínea.Esse é o processo que leva ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.
A segunda complicação comum desse processo é que a cada hipoglicemia recebemos um sinal de 'fome' para que, comendo, seja reposta a glicose sanguínea. Dessa forma sentimos a necessidade de comer mais do que o que realmente precisamos levando ao ganho de peso até à obesidade.

PROTEÍNA ANIMAL
A proteína animal leva mais tempo para ser digerida ficando mais tempo nos intestinos. Essa condição pode levar à obstrução dos divertículos do intestino grosso. Isso ocasiona inflamação e, posteriormente, infecção. Esta inflamação recebe o nome de diverticulite.Cerca de 1% dos casos de diverticulíte avança para o câncer coloretal."A análise da incidência do câncer colorretal em vários países sugere que sedentarismo, comer em excesso (por exemplo, dieta alta em calorias), e possivelmente, uma dieta rica em carne vermelha ou processada pode aumentar o risco de câncer colorretal. Em contraste, um peso dentro de padrões considerado saudáveis, atividade física, e uma dieta saudável, diminui o risco de câncer, em geral. Mudanças no estilo de vida podem diminuir o risco de câncer colorretal em 60% a 80%."(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ncer_colorretal)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diverticulite ; http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ncer_colorretal

QUESTÃO RENAL
Os rins são responsáveis por filtrar o sague e está, portanto, suscetível à 'entupir' quando alguma dessas substâncias se acumulam formando pedras.Problemas renais podem ser causados por diabetes, pressão alta e excesso de carne na alimentação.


Por: Marília Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário