quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Apresentação e Boas Vindas!

 


A Bioquímica e a Nutrição são áreas que estão intimamente correlacionadas, e neste sentido iremos trazer alguns assuntos importantes para discussão neste Blog, entre outros temas iremos tratar sobre Galactosemia, Fenilcetonuria e Vegetarianismo, etc.

A Galactosemia foi descoberta em 1908 e é uma doença metabólica rara, de origem genética, ocorre quando há uma deficiência na enzima galactase e esta não consegue ser transformada em glicose, principal fonte de energia do organismo. A galactose também é conhecida como o açúcar do leite, e é obtida a partir da hidrólise deste, compondo assim o dissacarídeo lactose, e tem ainda como principal função fornecer energia para o metabolismo do corpo humano.

A fenilcetonúria também é uma doença de origem genética, em que há o comprometimento da atividade de uma enzima específica do fígado, impedindo a metabolização do aminoácido fenilalanina que está presente em nossa alimentação, principalmente em alimentos de origem animal, tais como carnes, ovos, leite etc. Se há a ingestão destes alimentos ocorre o aumento de aminoácidos no sangue, o metabolismo fica prejudicado podendo até intoxicar o cérebro e causar retardo mental irreversível no bebê.



Já o vegetarianismo tem sua origem na tradição filosófica indiana, e consiste basicamente na exclusão de todos os tipos de carnes e derivados. Existem seis tipos diferentes de Vegetarianismos são eles: Semi-vegetarianismo, Ovolacto-vegetarianismo, Lacto-vegetarianismo, Ovo-vegetarianismo, Vegetarianismo semiestrito e Vegetarianismo estrito.
Muitos são os benefícios relatados à dieta vegetariana, mas o adepto desta dieta deve tomar cuidado principalmente no que tange à ingestão da Vitamina B12 já que esta não é encontrada em alimentação vegetal e ao Ferro que é pouco encontrado na dieta somente de base vegetal.

Sendo assim, trataremos destes assuntos, entre outros temas relevantes e correlatos que virão, procurando sempre aliar os conhecimentos de Bioquímica na área da Nutrição, buscando ao mesmo tempo trazer informações importantes e atuais para os leitores do Blog, sempre visando aproximar de forma simples, o leitor e a Bioquímica da Nutrição.

Aproveitem o Blog!

Sejam Bem-Vindos!


Por: Cledson Marques